terça-feira, 8 de março de 2011

Era Paleozóica

O nome ERA PALEOZÓICA vem do grego paleo = antiga + zóico = vida , essa era durou cerca de 570 à 248,2 Ma.
A Era Paleozóica é divida por dois importantes acontecimentos na Terra - seu inicio, que foi há 545 milhões de anos, e seu fim há 248 milhões de anos.
Até bem pouco tempo se acreditava que a vida na Terra tinha começado no início dessa era. Hoje se sabe que a vida já existia desde o Arqueano, há 3.465 bilhões de anos.
A era Paleozóica marca o aparecimento de animais vertebrados sem mandíbula
s,plantas e artrópodes.
O final do Paleozóico marca a maior extinção em massa já ocorrida no nosso planeta, já que
aproximadamente 90% de todas as espécies marinhas não sobreviveu. A causa dessa extinção é desconhecida.
A Era Paleozóica se divide em seis períodos: Cambriano ,Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano

- Período Cambriano : é responsável por uma das maiores expansões orgânicas da Era
em três tipos: Cambriana Inferior, Cambriana
Média e Cambriana Superior.Antiga. Seu período iniciou por volta de 542 milhões de anos atrás e pode ser divido. Neste período houve avanços significativos no bioma marinho, também surgiram os primeiros anelídeos, artrópodes, braquiópodes,moluscos monoplacofóros, onicofóros,esponjas e priapulídeos.O período terminou por volta de 495 milhões de anos atrás, dando origem ao Ordoviciano, onde os frequentes terremotos transformariam a geografia do planeta.



-Período Ordoviciano: também é divido em três épocas distintas: Ordoviciana Inferior
(mais antiga), Média e Superior (mais recente). O período foi de 488 milhões de anos atrás até 443 milhões e trouxe grandes mudanças geológicas ao planeta. Com o surgimento das primeiras geleiras, muitas criaturas foram extintas, pois não estavam acostumadas com a temperatura baixa. Estudiosos estimam que cerca de 60% do bioma tenha sido completamente extinto – 25% dele somente de animais marinhos invertebrados.No Período Ordoviciano os animais invertebrados surgiram aos montes. Apareceram os primei
ros escorpiões marinhos, moluscos cefalópodes (que pareciam lulas e polvos), trilobites, corais e peixes sem mandíbulas.


- Período Siluriano: é marcado por gerar um processo de revitalização na fauna e na flora.Seu período compreende entre cerca de 443 milhões de anos atrás e 416 milhões e é subdividido pelas épocas: Llandovery (a mais antiga), Wenlock, Ludlow e Pridoli (a mais recente). Nesta época surgiram diversas espécies de invertebrados trilobites, crinoides, escorpiões marinhos e cefalópodes.Também apareceram recifes de corais, as primeiras plantas terrestres, peixes com mandíbulas de água doce e os primeiros insetos similares às aranhas e centopeias.Alguns especialistas acreditam que o Período Siluriano era absolutamente rico em matérias orgânicas oriundas do ouro e dos metais.



-Período Devoniano : se passa entre 416 milhões e 354 milhões anos atrás.
Como os outros ele é subdivido em Inferior (a mais antiga), Média e Superior (a mais recente).
Nessa época aconteceram grandes transformações na flora com o crescimento de plantas terrestres através dos esporos.Com este processo, as plantas conseguiram se fertilizar com as sementes e atingir a altura de árvores. Elas formaram os primeiros bosques com o surgimento dos licopódios,samambaias e progimospermas.surgem os placodermos (peixes encouraçados que parecem piranhas) e os primeiros tubarões
, com pulmões bastante desenvolvidos. Os anfíbios também aparecem nesse período, vivendo em
ambiente terrestre.





- Período Carbonífero: Ocorrido entre 360 milhões e 290 milhões de anos atrás, ele
contribuiu para a formação do carvão, além de possibilitar a
exploração em ambientes terrestres pelos tetrápodes oriundos dos ovos amnióticos. Esses tetrápodes eram os primeiros pássaros, répteis e mamíferos eles se alimentavam de plantas , como samambaia. Ele é dividido em Mississipiano (mais antigo) e Pensilvaniano (mais recente). Sua fauna era constituída de moluscos de água doce, anfíbios e peixes com mandíbulas, também de répteis e animais voadores.Cientistas que estudaram o período avaliam que os animais que datam desta época eram gigantes devido à maior porcentagem de oxigênio na atmosfera.


- Período Permiano: o último período dessa Era , compreende os anos entre 290 milhões a
248 milhões de anos atrás. É subdividido nas épocas Cisuraliana (mais antiga), Guadalupiana e L
opingiana (mais recente). Foi neste período que o super continente Pangeia se formou. O Permiano foi responsável por uma das maiores extinções de animais invertebrados marinhos de que se tem registro. os répteis atingiram o topo da cadeia alimentar com os anapsídeos e pelicossáurios, que chagavam a atingir mais de 3 metros de altura. surgiram as plantas coníferas (árvores gigantes parecidas com o pinheiro que vivem até mais de 4.000 anos) e as cicadófitas (que têm folhas parecidas com as palmeiras). Após este período surge o Triássico, que faz parte da Era Mesozóica e caracteriza-se pela hegemonia dos répteis na Terra.

8 comentários: