quinta-feira, 10 de março de 2011

Era Mesozóica

é marcada pelo surgimento dos dinossauros e compreende o período entre aproximadamente 250 a 65 milhões de anos atrás.
Ela se divide em três períodos, do mais antigo para o mais recente: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Seu início é marcado por uma grande extinção em massa de causas desconhecidas e pela formação e fragmentação da Pangea e é nessa Era também que surgem as primeiras plantas com flores e as primeiras aves.


-Período Triássico: foi o primeiro dessa Era e localiza-se entre 251 e 199 milhões de anos
atrás.Divide-se ainda em três épocas, são elas: Inferior, Média e Superior. Sendo a época
Triássica Inferior a mais antiga e a época Triássica Superior a mais recente. A temperatura do período era o dobro das médias atuais e o clima era mais quente e seco.As gimnospermas começaram a substituir as pteridospermas. Sob essas características, os répteis representavam a espécie dominante, uma vez que tudo favorecia a sua proliferação.A fauna do período Triássico recuperou-se de uma extinção ocorrida no período anterior, Permiana. Com os répteis dominando o mundo, surgiram os primeiros dinossouros, mas com características bem diferentes daqueles que viriam nos períodos seguintes, já que eram quadrúpedes e mais baixos.


- Período Jurássico: compreendido entre 199 e 155 milhões de anos atrás.
O período Jurássico se divide ainda em três épocas: Inferior, Média e Superior. Sendo a época Jurássica Inferior a mais antiga e a época Jurássica Superior a mais recente. O nome Jurássico refere-se às montanhas Jura, localizadas nos Alpes franceses, e que comportam muitas rochas do período em questão. As florestas se proliferaram e intensificaram pela ocorrência de um clima quente e úmido, aumentando a diversidade da flora. Cicadáceas, ginkgos e coníferas foram as plantas dominantes.inossauros ocuparam a terra, pterossauros dominaram o ar e plesiossauros espalharam-se pelos mares.Os dinossauros passaram por modificações que os tornaram diversos daqueles primitivos surgidos no período Triássico, eram mais inteligentes, evoluídos e maiores. Nos mares, crocodilos dividiam espaço com os plesiossauros.


- Período Cretáceo: localizado entre 145 e 65 milhões de anos atrás e se divide em Cretáceo
Inferio e Superior. A flora se solidificou como farta de florestas tropicais por várias regiões. Até mesmo nossos pólos de hoje era florestas nessa época. As plantas dotadas de flores se espalharam por todos os ambientes durante o Cretáceo. Grandes répteis dominavam completamente o mundo nesse período, estavam nos ares, nos mares e na terra. Eram os mais ferozes e maiores animais existentes. Entretanto é no fim do mesmo Cretáceo que ocorreu a extinção dos dinossouros, o que costuma ser atribuído à colisão de um meteoro com a Terra. Mas é no Cretáceo que surgem os mamíferos placentários. Surgem rochas esbranquiçadas que caracterizaram a forte incidência de calcário nesse período. E a Terra começa a tomar a forma que conhecemos atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário