quinta-feira, 10 de março de 2011

Era Cenozóica

A Era Cenozóica se iniciou há 65 milhões de anos e se estende até os dias atuais. Dividida em dois Períodos distintos, o Período Terciário e o Período Quaternário, a sua principal característica é o surgimento de novas espécies depois do grande cataclismo (meteoro) que se abateu sobre a terra no final da Era Mesozóica e que teria sido o responsável pela extinção dos dinossauros. A Era Cenozóica às vezes é chamada de “Era dos mamíferos”.


-Período Terciário: se estende desde 65 a 1,8 milhões de anos quando surgem os
primeiros ancestrais do homem.O Terciário é dividido em cinco Épocas: o Paleoceno, de 65 a 54 milhões de anos, tem seu início marcado por uma grande regressão marinha; o Eoceno, de 54 a 33 milhões de anos, caracteriza-se por uma grande instabilidade tectônica e seu período se inicia com uma transgressão marítima; no Oligoceno, que se estendeu desde 33 a 23 milhões de anos, houve um progressivo resfriamento do mar em algumas regiões e, é nessa Época também, que começam a surgir os primeiros primatas; o Mioceno, de 23 a 5 milhões de anos, caracteriza-se pela adaptação final de espécies marinhas como as focas, baleias, etc; e Plioceno, 5 a 1.8 milhões de anos, é a época onde se formaram o mar Negro, o mar Cáspio e o Mar de Aral.


- Período Quaternário: se iniciou a 1.8 milhões de anos e dura até hoje. Dividido em duas
Épocas, o Pleistoceno e o Holoceno, esse Período não difere muito do anterior sendo caracterizado por diversos períodos de glaciação intensa que alteraram, principalmente, a flora e, pela predominância de grandes mamíferos. Sua primeira Época, o Pleitstoceno (1.8 a 0.01 milhões de anos), caracteriza-se pelo surgimento do homem, mas, alguns cientistas discordam que essa característica seja suficiente para demarcar uma Época. O Holoceno não possui uma datação muito precisa, pois seu limite inferior se baseia no fim da última glaciação, porém, este foi gradativo ficando acordado, então, que esta Época tenha seu início há 10.000 anos.

Era Mesozóica

é marcada pelo surgimento dos dinossauros e compreende o período entre aproximadamente 250 a 65 milhões de anos atrás.
Ela se divide em três períodos, do mais antigo para o mais recente: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Seu início é marcado por uma grande extinção em massa de causas desconhecidas e pela formação e fragmentação da Pangea e é nessa Era também que surgem as primeiras plantas com flores e as primeiras aves.


-Período Triássico: foi o primeiro dessa Era e localiza-se entre 251 e 199 milhões de anos
atrás.Divide-se ainda em três épocas, são elas: Inferior, Média e Superior. Sendo a época
Triássica Inferior a mais antiga e a época Triássica Superior a mais recente. A temperatura do período era o dobro das médias atuais e o clima era mais quente e seco.As gimnospermas começaram a substituir as pteridospermas. Sob essas características, os répteis representavam a espécie dominante, uma vez que tudo favorecia a sua proliferação.A fauna do período Triássico recuperou-se de uma extinção ocorrida no período anterior, Permiana. Com os répteis dominando o mundo, surgiram os primeiros dinossouros, mas com características bem diferentes daqueles que viriam nos períodos seguintes, já que eram quadrúpedes e mais baixos.


- Período Jurássico: compreendido entre 199 e 155 milhões de anos atrás.
O período Jurássico se divide ainda em três épocas: Inferior, Média e Superior. Sendo a época Jurássica Inferior a mais antiga e a época Jurássica Superior a mais recente. O nome Jurássico refere-se às montanhas Jura, localizadas nos Alpes franceses, e que comportam muitas rochas do período em questão. As florestas se proliferaram e intensificaram pela ocorrência de um clima quente e úmido, aumentando a diversidade da flora. Cicadáceas, ginkgos e coníferas foram as plantas dominantes.inossauros ocuparam a terra, pterossauros dominaram o ar e plesiossauros espalharam-se pelos mares.Os dinossauros passaram por modificações que os tornaram diversos daqueles primitivos surgidos no período Triássico, eram mais inteligentes, evoluídos e maiores. Nos mares, crocodilos dividiam espaço com os plesiossauros.


- Período Cretáceo: localizado entre 145 e 65 milhões de anos atrás e se divide em Cretáceo
Inferio e Superior. A flora se solidificou como farta de florestas tropicais por várias regiões. Até mesmo nossos pólos de hoje era florestas nessa época. As plantas dotadas de flores se espalharam por todos os ambientes durante o Cretáceo. Grandes répteis dominavam completamente o mundo nesse período, estavam nos ares, nos mares e na terra. Eram os mais ferozes e maiores animais existentes. Entretanto é no fim do mesmo Cretáceo que ocorreu a extinção dos dinossouros, o que costuma ser atribuído à colisão de um meteoro com a Terra. Mas é no Cretáceo que surgem os mamíferos placentários. Surgem rochas esbranquiçadas que caracterizaram a forte incidência de calcário nesse período. E a Terra começa a tomar a forma que conhecemos atualmente.

terça-feira, 8 de março de 2011

Era Paleozóica

O nome ERA PALEOZÓICA vem do grego paleo = antiga + zóico = vida , essa era durou cerca de 570 à 248,2 Ma.
A Era Paleozóica é divida por dois importantes acontecimentos na Terra - seu inicio, que foi há 545 milhões de anos, e seu fim há 248 milhões de anos.
Até bem pouco tempo se acreditava que a vida na Terra tinha começado no início dessa era. Hoje se sabe que a vida já existia desde o Arqueano, há 3.465 bilhões de anos.
A era Paleozóica marca o aparecimento de animais vertebrados sem mandíbula
s,plantas e artrópodes.
O final do Paleozóico marca a maior extinção em massa já ocorrida no nosso planeta, já que
aproximadamente 90% de todas as espécies marinhas não sobreviveu. A causa dessa extinção é desconhecida.
A Era Paleozóica se divide em seis períodos: Cambriano ,Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano

- Período Cambriano : é responsável por uma das maiores expansões orgânicas da Era
em três tipos: Cambriana Inferior, Cambriana
Média e Cambriana Superior.Antiga. Seu período iniciou por volta de 542 milhões de anos atrás e pode ser divido. Neste período houve avanços significativos no bioma marinho, também surgiram os primeiros anelídeos, artrópodes, braquiópodes,moluscos monoplacofóros, onicofóros,esponjas e priapulídeos.O período terminou por volta de 495 milhões de anos atrás, dando origem ao Ordoviciano, onde os frequentes terremotos transformariam a geografia do planeta.



-Período Ordoviciano: também é divido em três épocas distintas: Ordoviciana Inferior
(mais antiga), Média e Superior (mais recente). O período foi de 488 milhões de anos atrás até 443 milhões e trouxe grandes mudanças geológicas ao planeta. Com o surgimento das primeiras geleiras, muitas criaturas foram extintas, pois não estavam acostumadas com a temperatura baixa. Estudiosos estimam que cerca de 60% do bioma tenha sido completamente extinto – 25% dele somente de animais marinhos invertebrados.No Período Ordoviciano os animais invertebrados surgiram aos montes. Apareceram os primei
ros escorpiões marinhos, moluscos cefalópodes (que pareciam lulas e polvos), trilobites, corais e peixes sem mandíbulas.


- Período Siluriano: é marcado por gerar um processo de revitalização na fauna e na flora.Seu período compreende entre cerca de 443 milhões de anos atrás e 416 milhões e é subdividido pelas épocas: Llandovery (a mais antiga), Wenlock, Ludlow e Pridoli (a mais recente). Nesta época surgiram diversas espécies de invertebrados trilobites, crinoides, escorpiões marinhos e cefalópodes.Também apareceram recifes de corais, as primeiras plantas terrestres, peixes com mandíbulas de água doce e os primeiros insetos similares às aranhas e centopeias.Alguns especialistas acreditam que o Período Siluriano era absolutamente rico em matérias orgânicas oriundas do ouro e dos metais.



-Período Devoniano : se passa entre 416 milhões e 354 milhões anos atrás.
Como os outros ele é subdivido em Inferior (a mais antiga), Média e Superior (a mais recente).
Nessa época aconteceram grandes transformações na flora com o crescimento de plantas terrestres através dos esporos.Com este processo, as plantas conseguiram se fertilizar com as sementes e atingir a altura de árvores. Elas formaram os primeiros bosques com o surgimento dos licopódios,samambaias e progimospermas.surgem os placodermos (peixes encouraçados que parecem piranhas) e os primeiros tubarões
, com pulmões bastante desenvolvidos. Os anfíbios também aparecem nesse período, vivendo em
ambiente terrestre.





- Período Carbonífero: Ocorrido entre 360 milhões e 290 milhões de anos atrás, ele
contribuiu para a formação do carvão, além de possibilitar a
exploração em ambientes terrestres pelos tetrápodes oriundos dos ovos amnióticos. Esses tetrápodes eram os primeiros pássaros, répteis e mamíferos eles se alimentavam de plantas , como samambaia. Ele é dividido em Mississipiano (mais antigo) e Pensilvaniano (mais recente). Sua fauna era constituída de moluscos de água doce, anfíbios e peixes com mandíbulas, também de répteis e animais voadores.Cientistas que estudaram o período avaliam que os animais que datam desta época eram gigantes devido à maior porcentagem de oxigênio na atmosfera.


- Período Permiano: o último período dessa Era , compreende os anos entre 290 milhões a
248 milhões de anos atrás. É subdividido nas épocas Cisuraliana (mais antiga), Guadalupiana e L
opingiana (mais recente). Foi neste período que o super continente Pangeia se formou. O Permiano foi responsável por uma das maiores extinções de animais invertebrados marinhos de que se tem registro. os répteis atingiram o topo da cadeia alimentar com os anapsídeos e pelicossáurios, que chagavam a atingir mais de 3 metros de altura. surgiram as plantas coníferas (árvores gigantes parecidas com o pinheiro que vivem até mais de 4.000 anos) e as cicadófitas (que têm folhas parecidas com as palmeiras). Após este período surge o Triássico, que faz parte da Era Mesozóica e caracteriza-se pela hegemonia dos répteis na Terra.

segunda-feira, 7 de março de 2011

As Eras Geológicas

A terra nem sempre foi assim como nós a conhecemos. Também é muito mais velha do que se acreditava até cerca de 150 anos atrás. Até essa época, as pessoas acreditavam que a Terra tinha apenas poucos milhares de anos.


Os primeiros seres vivos devem ter surgido por volta de 3 bilhões de anos atrás.


A Terra nesses passados distantes seria, um planeta completamente diferente do que conhecemos hoje - habitada por seres estranhos, com climas diferentes e com distribuição de continente muito diferente.


O tempo geológico é dividido em ERAS , que subdividem em períodos. Como mostra a imagem:


Ao longo do Blog vamos falar sobre todas as Eras e suas Subdivisões.